Current track

Título

Artist

NO AR

Forró da 89

05:00 06:30

NO AR

Forró da 89

05:00 06:30

Background

DOIS EM CADA TRÊS DIABÉTICOS MORREM EM DECORRÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES, APONTA CARDIOLOGISTA

Escrito por   em 31/05/2023

O Brasil tem 16,8 milhões de pessoas com diabetes, figurando como o 5º país em incidência da doença no mundo, e a estimativa é que, até 2030, esse número passe para 21,5 milhões, conforme dados do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

A doença foi responsável por 2,8% das mortes no País em pessoas abaixo dos 60 anos em 2021. Para o cardiologista Valério Vasconcelos, há outro dado que assusta: dois em cada três diabéticos morrem em decorrência de uma doença cardiovascular.

De acordo com o especialista, a incidência de problemas cardiovasculares é alta em casos de diabetes devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Associado ao colesterol e à pressão arterial, o excesso de glicose promove a formação de placas de colesterol, que entopem as artérias.

Quando o nível de glicose está muito alto no sangue, vários fenômenos ocorrem no organismo. “Dentre eles, o colesterol torna-se mais agressivo, formando maior número de placas de gordura nas artérias coronárias. Além disso, o aumento da glicose no sangue favorece a uma maior formação de coágulos, que também podem obstruir as artérias e provocar um infarto”, afirma o médico.

Valério destaca que o diabetes tipo 2 oferece mais chances para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Em geral, há aumento de fatores de risco que favorecem risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de infarto. Estima-se que cerca de 80% dos pacientes com o tipo 2 da doença tenham problemas cardíacos como causa de morte.

Mas em pessoas com diabetes, os sintomas de infarto costumam ser diferentes. “Em alguns indivíduos diabéticos, por exemplo, podem ocorrer sintomas como falta de ar, surgida sem explicação, sensação de mal-estar generalizado com sudorese, náuseas e vômitos, um desmaio inexplicado e até mesmo uma descompensação do diabetes”, cita o cardiologista.

Parte desses sintomas ocorre por conta de outra complicação do diabetes: a neuropatia autonômica, que é uma disfunção que afeta o sistema nervoso do diabético. “Essa condição faz com que as pessoas sintam menos dor e o quadro clínico do infarto fique mascarado”, comenta Valério.

 

Portal Correio


Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa rádio!
Olááá! Obrigado por ouvir a www.89fmcuite.com.br !!!