ESTADOS DO NORDESTE DISCUTEM POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ENCONTRO SEDIADO NA PARAÍBA
Escrito por Luciana Teixeira em 25/08/2023
A Paraíba recebeu, nessa quinta-feira (24), secretários(as) de Estado de Assistência Social, representantes da equipe técnica do Consórcio Nordeste, técnicos(as), assessores(as) e convidados(as) para reunião da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste. As reuniões sistemáticas da Câmara Temática de Assistência Social têm o objetivo de construir uma pauta coletiva contemplando as especificidades da região, sendo um instrumento democrático de diálogo e cooperação regional, referência no país.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, que também é vice-presidente da Câmara Temática de Assistência Social, destaca a importância da construção coletiva para o Estado da Paraíba. “Essa Câmara temática eleva a Paraíba a um patamar de alto nível. Discutir, com o Nordeste todo, uma política pública unificada, faz com que a Paraíba desponte nesse cenário. Estamos falando de uma região que é a segunda maior em população, que é estratégica no cenário nacional, e hoje paramos toda ela para discutir algo unificado. Entendemos que o que é bom para Paraíba pode ser muito bom para Pernambuco, Piauí, Bahia… Somos uma região que tem muito mais afinidade do que divergências. O Governador João Azevêdo, que preside o Consórcio Nordeste, tem delegado autonomia a essas câmaras temáticas, e a da assistência social tem um compromisso gigante, que é entregar para população qualidade de vida”, enfatiza Pollyanna.
Dois prontos estratégicos foram discutidos durante todo o dia. A secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte e presidente da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste, Íris Oliveira, detalha. “Discutimos primeiramente, o ProCad SUAS – Pacto pelo Busca Ativa. As estratégias de Busca Ativa de povos e comunidades tradicionais e populações específicas, no Nordeste, para inclusão no Cadastro Único. Na sequência, tratamos da educação permanente no Sistema Único de Assistência Social. Nós sabemos que o Capacita Suas e as estratégias de educação permanente para os trabalhadores e trabalhadoras do Suas foram desmontadas. Nesse momento de reconstrução do Suas essa também é uma questão importante”, destaca Íris.
As discussões foram precedidas pela palestra “A realidade regional, o planejamento do Consórcio Nordeste para 2023-2033 e a Política de Assistência Social”, da pesquisadora e economista Tânia Bacelar. “Nos foi solicitado, pelo Consórcio Nordeste, um estudo que apresentasse uma leitura da Região para esse novo momento no mundo e no Brasil. A ideia do estudo é juntar as gestões do Nordeste em torno de iniciativas estratégicas para o futuro da Região. Contudo, para construir iniciativas, precisamos fazer uma releitura do que aconteceu no Nordeste destacando mudanças, permanências e sinalizando para desafios importantes”, explica a pesquisadora pernambucana.
Consócio Nordeste – O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário. O Consórcio é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.
Fonte: Repórter PB