PARAÍBA ENCERRA CICLO DE DEBATE SOBRE PROGRAMAÇÃO DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE
Escrito por Luciana Teixeira em 09/04/2024
Na Paraíba, teve início nessa segunda-feira (8), a última Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES) que consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde no estado. A agenda ocorre até esta sexta-feira (12), no Litoral Hotel, em João Pessoa.
O evento conta com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS). A SES encerra o ciclo de três oficinas discutindo com os secretários municipais, gestores e técnicos da 1ª macrorregião de Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explica que as oficinas têm como objetivo reorganizar a Programação da Atenção Especializada em Saúde. O debate junto aos municípios possibilita que eles conheçam a rede de atenção especializada do estado e assim possam realocar pacientes, destinando-os aos serviços de referência ofertados em outras cidades.
A SES iniciou as oficinas em Março, com a primeira delas sendo destinada a 3ª macrorregião e a segunda, realizada em já Abril, com a 2ª macrorregião de Saúde. Em todas as agendas, os municípios de João Pessoa e Campina Grande – principais executores da assistência em Saúde – apresentaram os serviços e a capacidade de suas respectivas redes aos gestores e secretários presentes.
Representantes das secretarias estaduais do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte participam da oficina com o intuito de conhecerem a forma como está sendo debatida a nova pactuação na Paraíba e assim, replicar o formato em seus estados. O novo modelo de pactuação será implementado na Paraíba ainda em 2024.
Secom PB