AESA APRESENTA AVANÇOS NA GESTÃO HÍDRICA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALPB
Escrito por Luciana Teixeira em 05/12/2024
O novo Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira); a atualização dos planos das bacias hidrográficas do Rio Paraíba, do Litoral Sul e do Litoral Norte; a modernização nos sistemas de licença e outorga; e as ações de fiscalização realizadas em 2024 foram as ações executadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) destacadas na
O relatório foi apresentado pelo presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, durante a sessão que ocorreu nessa segunda-feira (2), quando ressaltou os avanços que consolidam a Paraíba como referência nacional no gerenciamento de recursos hídricos. “Hoje nós estamos apresentando a realidade do que é a gestão de recursos hídricos na Paraíba, os avanços e como o estado se tornou referência nacional no gerenciamento desses recursos, com 100% das metas atingidas e com destaque no cenário nacional pelo quarto ano consecutivo”, destacou o presidente.
O Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira)
O relatório destacou ainda que 100% das bacias hidrográficas estaduais estão com planos atualizados ou em atualização. Além disso, a Paraíba foi o único estado brasileiro a acertar a previsão climática durante o fenômeno “El Niño”, demonstrando a precisão técnica de sua equipe.
Prestigiaram a sessão o diretor de Operações, Beranger Araújo; a gerente de Planejamento, Ana Emília; o diretor Administrativo e Financeiro, Joacy Mendes; o diretor de Gestão e Apoio Estratégico, Waldemir Azevedo; a subgerente de Planos, Larissa Freitas; e a subgerente de Planejamento, Bianca Maria Limeira.
Durante o encerramento, o presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, deputado Eduardo Carneiro, avaliou que a exposição do presidente da Aesa demonstra que todas as metas previstas para 2024 foram cumpridas com sucesso. “Sem dúvida nenhuma, a Aesa cumpre com seu papel e o seu planejamento para 2025 é de mais avanços”, finalizou.
SECOM/PB