HOSPITAL REGIONAL DE PICUÍ INICIA A REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS PELO PROGRAMA OPERA PARAÍBA
Escrito por Luciana Teixeira em 29/04/2024
O Programa Opera Paraíba iniciou, nesta sexta-feira (25), a realização de cirurgias bariátricas no Hospital Regional de Picuí. O procedimento de alta complexidade utilizou videolaparoscopia avançada para a realização de sete cirurgias bariátricas. O programa é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que tem o objetivo de facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera da população por cirurgias eletivas.
O diretor-geral do Hospital Regional de Picuí, Pedro Mota, destacou a importância da inclusão de cirurgias bariátricas por videolaparoscopia no escopo de serviços oferecidos pelo Hospital Regional de Picuí, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do programa Opera Paraíba, e disse que o hospital está preparado para realizar procedimentos de alta complexidade, atendendo a uma demanda histórica da população do Curimataú. “Estamos prontos para enfrentar esse novo desafio com determinação e dedicação”, afirmou, ressaltando o compromisso da equipe em oferecer cuidados de qualidade e acessíveis a todos os cidadãos.
A cirurgia bariátrica realizada pelo Opera Paraíba conta com dois tipos de procedimentos: o Sleeve e o Bypass. O Sleeve Gástrico é feito com o objetivo de tratar a obesidade mórbida, consistindo na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da capacidade do estômago para armazenar comida. Já o Bypass Gástrico ou Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (Capella), consiste na redução do tamanho do estômago e na alteração do intestino, diminuindo o espaço disponível para a comida e reduzindo a quantidade de calorias absorvidas.
Antes do paciente realizar as cirurgias, ele é atendido por uma equipe multidisciplinar e todas as dúvidas e receios sobre o procedimento são esclarecidos, além das orientações sobre o pré e pós-operatório, exames necessários, dietas, tipos de procedimentos cirúrgicos, uso de medicamentos e consulta personalizada para que cada paciente passe pela cirurgia mais adequada e tenha o melhor resultado pós-operatório.
As cirurgias bariátricas começaram a ser realizadas no Opera Paraíba em 2022, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. Atualmente, as intervenções são realizadas no Hospital do Servidor Edson Ramalho e na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; no Hospital Regional de Sousa, em Sousa ;no Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro e, agora, no Hospital Regional de Picuí. Para participar do programa, o encaminhamento é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das Secretarias de Saúde de cada município. Também é possível se cadastrar pelo site https://operaparaiba.pb.gov.
SECOM/PB