PAIXÃO DE CRISTO DE CUITÉ ESTREIA NOVA TEMPORADA NESTA QUINTA-FEIRA (17)
Escrito por Luciana Teixeira em 16/04/2025
A tradicional encenação religiosa do Curimataú paraibano começa nesta quinta-feira. A Paixão de Cristo de Cuité vai ser apresentada entre os dias 17 e 19 de abril na nascente Olho D’Água da Bica, situada no Campus da UFCG, no município. O espaço é considerado o maior teatro ao ar livre da Paraíba e as encenações começam a partir das 19h30.
Depois de um período sem sua realização, a peça é montada há 11 anos pela Companhia Cuiteense de Teatro e tem dramaturgia e direção de Ismael Moura. O diretor explica que quando retomou a peça em 2014 tinha como proposta produzir uma obra artística que emocionasse não apenas os cristãos, mas qualquer pessoa da plateia. “Quando surgiu a ideia de trazer de volta o espetáculo da Paixão de Cristo de Cuité, de escrever o roteiro da maior história de todos os tempos, fiz muitas pesquisas bíblicas: milagres, tentações e a humanização do Filho de Deus. Procurei uma maneira de evangelizar por meio do poder do teatro”, disse o diretor sobre a remontagem da peça.
É a percepção criativa de Ismael que faz com que a cada ano o espetáculo tenha novos efeitos especiais. É na casa dele, que se transforma em um verdadeiro ateliê, onde esses efeitos são criados, levando em consideração a dramaturgia em torno da História de Jesus Cristo e a vivência do diretor com o audiovisual, já que Ismael também é realizador de alguns filmes na Paraíba. “A história de Cristo é algo maravilhoso. O uso de efeitos especiais e os detalhes nas cenas das tentações mostram toda a força de Jesus em resistir a cada uma delas. Isso remete a nós: vivemos sendo tentados a todo o momento, e ver a luta de Jesus nos dá força para enfrentar nossos demônios diários”, explicou Ismael sobre o uso desses recursos no espetáculo.
Além disso, a peça também inova no elenco com a participação de artistas experientes no teatro, cinema e televisão contracenando com os atores amadores de Cuité. A atriz e cantora Gisele Tigre interpreta Maria, a mãe de Jesus, e falou sobre participar dessa temporada: “Nós (atores) como contadores de histórias temos a oportunidade de viver personagens grandiosos. No meu caso, vivendo Maria, essa mulher que estava ao lado do filho, vendo-o sofrer. É duro, né!? Eu estou prevendo que eu vou me emocionar muito”.
Outro ator experiente que integra este ano o elenco é Nill Marcondes, que vive o personagem Judas. Ele que já participou de outros espetáculos com essa temática explica a relevância de viver outras experiências em cena. “O importante para o ator que quer ser ator de verdade é transitar em personagens. Então, eu já fui Herodes, já fui Pilatos, Jesus no ano passado e este ano eu vim de Judas. Então é um grande presente”.
Quem também participa da peça é Roney Villela vivendo o açoitador de Cristo, cena que acontece ao vivo sem o auxílio do playback. Esta é a primeira vez que o artista, em mais de 43 anos de carreira, atua em um espetáculo desse gênero. “Eu acho que um ator fazer uma Paixão de Cristo, é que nem o ser humano que tem que plantar uma árvore na vida, escrever um livro na vida. É uma coisa pontual que vira uma obrigação do ator, pelo menos uma vez na vida fazer. Não que eu só vá fazer uma vez só, mas eu sentia que era uma missão que eu tinha que cumprir”, disse Roney sobre aceitar o convite para o espetáculo.
A temporada 2025 da Paixão de Cristo de Cuité acontece entre os dias 17 e 19 de abril e os ingressos podem ser adquiridos no site sympla.com.br ou na bilheteria física disponível na entrada do teatro. Outras informações sobre a peça estão disponíveis em @paixaodecristocuite, no Instagram.
Serviço:
Espetáculo “Paixão de Cristo de Cuité”
Data: 17 a 19 de abril
Local: Nascente Olho D’Água da Bica, localizada no Campus da UFCG, em Cuité (PB)
Horário: 19h30
Ingressos disponíveis em: https://nlink.at/wneC