SERVIDORES QUESTIONAM ATRASO NOS DADOS DA ALFABETIZAÇÃO PELO GOVERNO LULA
Escrito por Luciana Teixeira em 07/04/2025
Em carta aberta, divulgada nesta sexta-feira (4), os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) voltaram a criticar a direção do órgão pelo atraso de oito meses na divulgação dos dados de alfabetização do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) de 2023 e as justificativas apresentadas pelo presidente do Inep, Manuel Palácios. Os dados só foram liberados após o governo Lula ser acusado de tentar esconder a situação real de alfabetização no país.
Segundo informações da Agência Brasil, os resultados do Saeb 2023 estavam previstos para serem divulgados a partir de agosto de 2024, mas foram publicados apenas na quinta-feira (3) após a pressão dos servidores e da opinião pública. Durante o anúncio, Palácios também confirmou que atendia a determinação do ministro da Educação, Camilo Santana.
A justificativa do Inep para o atraso foi o processo de definição dos padrões de desempenho dos estudantes nas áreas do conhecimento avaliadas na educação básica: no 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental.
Segundo o G1, a possibilidade de erro ou inadequação, que foi levantada no anúncio dos dados sobre alfabetização pelo presidente do Inep, foi rebatida pelos servidores do órgão federal.
Em meio à polêmica, o Inep reafirmou o “compromisso com a transparência na divulgação dos dados educacionais” e deve apresentar a primeira versão dos novos padrões de desempenho do Saeb às redes estaduais e municipais da região Nordeste no dia 16 de abril, em Fortaleza. Outros quatro encontros regionais ainda serão agendados pelo Inep.
Agência Brasil